QUER SAÚDE E BEM-ESTAR? ENTÃO, DANCE!
Se você soubesse todos os benefícios que a dança proporciona, sairia por aí sacudindo o esqueleto - mesmo sem música! O que para muitos é apenas uma diversão, na realidade possui efeitos tão positivos que já chamou a atenção de cientistas, psiquiatras e cardiologistas. Dançar é uma atividade comprovadamente terapêutica, que faz bem ao corpo e ao coração, e não demanda nada além de tempo, som e um pouquinho de disposição.
Praticar uma hora de dança três vezes por semana, por exemplo, é um tratamento eficaz contra a pressão arterial alta, mal que acomete 25% da população brasileira. Essa é a conclusão da pesquisa publicada este ano pelo médico do esporte e cardiologista Tales de Carvalho. E ainda tem mais: se praticada com regularidade, a dança equivale a uma atividade física como corrida ou caminhada.
Mesmo que você já pratique algum exercício, não deixe de aproveitar as vantagens que a dança traz para sua saúde e bem-estar. Veja algumas delas:
* Melhora a flexibilidade, alongando e exercitando os músculos.
* Auxilia a perda e a manutenção de peso.
* Exercita a coordenação motora.
* Libera endorfina, combatendo males como estresse e ansiedade.
* Faz bem para a autoestima.
* Estimula o convívio social, melhorando a timidez.
Se você se animou, antes de começar, atente-se a uma recomendação importante: dançar é uma atividade aeróbica e, como qualquer outra, aumenta a frequência cardíaca. Para quem está completamente sedentário, os médicos indicam fazer uma avaliação cardiológica.
Fonte: Portal Vital
Fonte: Portal Vital
Nenhum comentário:
Postar um comentário