Image Host

quarta-feira, 25 de abril de 2012

LEGUMES E SEUS BENEFÍCIOS


LEGUMES E SEUS BENEFÍCIOS
Além de serem excelentes fontes de nutrientes essenciais para a nossa saúde, os legumes possuem em sua composição substâncias que ajudam a prevenir diversos tipos de doenças. Vitaminas, carboidratos, proteínas, fibras, ferro, fibras, entre outros, são alguns dos componentes que fazem dos legumes itens indispensáveis no nosso cardápio. De acordo com nutricionistas, de uma forma geral todos os legumes possuem poucas calorias, devido a quantidade de fibras presentes nos mesmos, ajudam no trânsito intestinal, e por conter compostos funcionais, també ajudam a combater o envelhecimento.
O ideal é variar o consumo dos legumes, uma vez que alguns são ricos em determinados nutrientes, enquanto outros possuem mais outros tipos de nutrientes, e assim haverá maior possibilidade de ingerir nutrientes diferentes e em quantidades adequadas. Vamos citar aqui alguns legumes que devido ao seu elevado valor nutricional devem estar presentes diariamente nas nossas refeições.

Benefícios dos Legumes

Legumes e benefícios
A cenoura, grande fonte de vitamina betacaroteno responsável pela manutenção de cabelos, peles, ossos e olhos saudáveis, também fornece sais minerais como fósforo, cloro, potássio, cálcio, sódio e vitaminas do complexo B. A beterraba é uma raiz fonte de vitamina A, B e C , sódio, potássio, zinco, magnésio, folato e ferro, mas muitas vezes é desperdiçada por falta de informação por parte das donas de casa, que desconhecem o poder que a casca, os talos e as folhas possuem.
A abóbora também é uma poderosa fonte de vitamina A, com poder antioxidante capaz de prevenir certos tipos de câncer, além de possuir outras vitaminas, minerais e fibras. A alface é rica potássio, cálcio, fósforo, ferro e vitamina A, C e niacina, agindo como sedativo, calmante, analgésico, cicatrizante, depurativo e desintoxcante. Os aspargo contém vitaminas A, C, cálcio e ferro, sendo altamente indicado para quem tem eczema, doenças de pele, acne, e afecções de rins. Além disso, por ter uma quantidade ínfima de calorias e hidrato de carbono, é ideal para quem quer manter ou perder peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário