Image Host

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cuide do seu coração!

O QUE É COLESTEROL
O colesterol é um tipo de gordura  essencial para  nosso organismo por ser a matéria-prima principal na produção de hormônios.Nós não existiriamos sem ela, diz o cardiologista  João Vicente, do hospital  São Luis. A saber - 70% dessa substância é produzida pelo figado e 30% entra em nosso corpo através de alguns alimentos. O doce em excesso por exemplo, se transforma em gordura
VOCÊ SE CUIDA
O principal motivo que faz o colesterol ruim subir é a genética, diz Hélio Castelo.
Por isso se alguem na familía tem colesterol alto faça um exame de sangue para controlar o seu . A limentação tambem influencia no aumento desta taxa. E quando o caso não é genético , e´possivel normalizar o colesterol mudando alguns hábitos. Vale reduzir frituras, doces, enlatados e embutidos.
Coma fibras, frutas, verduras, carne magra, e aposte em amêndoas e  castanhas que diminuem o colesterol.
Ah, pratique exercicios fisicos com frequência, e caso estejs bem acima do peso, verifique se ao menos o colesterol esta na medida certa.
TUDO SOB CONTROLE
Por proteger seu coração, o HDL-colesterol pode ser alto.  A quantidade ideal, tanto para mulheres quanto homens, é  acima de 40. Entretanto, o LDL-colesterol não pode ultrapassar 130. Atualmente, as crianças viraram alvo da doença devido aos hábitos alimentares.
O ideal é começar a medir as taxas aos 20 anos.
Mas se a criança for obesa, comece o controle a partir dos 10 anos.
FATORES DE RISCO
Fumar aumenta as chances de problemas no coração pois o cigarro dificuta a eliminação do colesterol ruim.
Diabetes, hipertensão e obesidade são outros fatores de risco que merecem cuidado especial. E sabe aquela barriguinha de chope? Nela ha´grande concentração de LDL-colesterol que contribui para obstruir as artérias do coração. Fique de olho a medida da cintura das mulheres não deve ultrapassar os 80 cm e a dos homens, os 90 cm. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário