segunda-feira, 21 de março de 2011

Dieta do carboidrato funciona ou não? Saiba tudo sobre ela!

imagem foto dieta do carboidrato
Este regime é basicamente a base de proteínas. Muito simples, na prática você pode comer quanto quiser, mas deve evitar os carboidratos (açúcares e massas basicamente). Frutas (poucas) apenas depois de 15 dias. Essa dieta funciona, mas evite “quebrar o regime” mesmo que seja com uma xícara de café c/ açúcar.

Origem da Dieta do Carboidrato

Em 1972, o cardiologista norte-americano Dr. Robert Atkins lançou uma nova forma de dieta, afirmando que o que fazia as pessoas engordarem não eram gorduras e proteínas, mas os carboidratos (pães, arroz, massa).
Essa novidade foi chamada de dieta hiperlipídica e hiperprotéica (muita gordura e muita proteína). Atualmente, é um dos mais populares e discutidos métodos de emagrecimento seguidos nos Estados Unidos e conquistou grande número de adeptos no Brasil. Ao contrário de todas as outras dietas, nesta é liberado o consumo de carnes, ovos, bacon, queijo e alguns poucos vegetais. Os carboidratos ficam restritos a uma quantidade entre 20 a 40 gramas por dia.
Para verificar a eficácia deste procedimento, o curso de Nutrição da Uniube iniciou, no ano de 2001, um projeto de pesquisa chamado Efeitos Anatômicos, Histológicos e Bioquímicos da Dieta Hiperlipídica e Hiperprotéica em ratos do tipo Wista. Baseadas nesta dieta, as alunas Lidiane Bernardes Faria e Daniela Braga Tarquínio, hoje no 6 período de Nutrição, deram início aos experimentos, que envolveram análises histológica, anatômica, patológica, bioquímica e comportamental, sob a orientação geral do professor Geraldo Thedei Júnior.
Inicialmente, foi realizada pesquisa, através de um questionário, com pessoas que diziam fazer a dieta. O professor Luís Cláudio Benavenuto, nutricionista, concluiu que havia altos índices de proteína e lipídio e baixos índices de carboidrato, mas não era a dieta do Dr. Atkins. Segundo Lidiane, “as pessoas seguiam uma folhinha lançada no mercado com explicações da dieta, mas não faziam acompanhamento da quantidade de carboidrato ingerido, nem da quantidade de corpos cetônicos eliminados na urina”.
Uma ração especial foi montada e dada aos ratos de um grupo experimental durante doze semanas. Além disso, foram feitos: o controle de consumo, medição do pH da urina e coleta de amostras de sangue para análises bioquímicas. Os resultados eram sempre comparados com os níveis dos ratos do grupo de controle (ratos que não se alimentavam com a dieta especial).
Ao final do experimento, foi feita a dissecação dos animais e seus órgãos foram analisados. De acordo com Daniela, “foi verificada esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) no grupo experimental. A esteatose faz com que o órgão aumente de volume, peso e tamanho, e ficam bem evidentes gotículas de gordura no citoplasma das células”.
Um dos pontos mais questionados na dieta do Dr. Atkins é que o cérebro precisa de energia rápida, na forma de glicose, para poder funcionar com eficiência, e acontece que é demorado o processo de produção de energia a partir de proteínas e gorduras. De acordo com Lidiane, quando isso acontece, “você quebra todo o seu ciclo bioquímico, que é a degradação dos alimentos. Isso leva à tontura e a pessoa fica com a memória mais lenta, de acordo com o estudo da nutrição. E estudando nutrição, eu te digo que essa dieta não faz bem”.
A estudante ainda explica que não pode extrapolar o que se encontra em ratos para os seres humanos. “O objetivo do projeto era provar que a dieta não fazia bem para os ratos e provamos. A partir do momento em que foi encontrada esteatose, as análises bio-químicas mostraram que houve diferença entre os ratos-controle e os ratos experimentais, e que foram encontradas diferenças entre o início e o final do experimento. A gente não quer extrapolar para o ser humano, a gente só quer mostrar que essa dieta pode fazer mal”, afirma Lidiane.

Explicação Médica para a Dieta do Carboidrato

De acordo com o método de emagrecimento do Dr. Atkins, o corpo humano, privado de carboidratos, passaria a queimar a gordura acumulada, transformando estas em cetonas, o que o cardiologista chama de “cetose benigna”. O indivíduo elimina muitos desses corpos cetônicos pela urina e também pelo ar expirado, o que causa um grande mau hálito. De acordo com Lidiane, “foi visto que os ratos experimentais urinavam dez vezes mais que os ratos de controle”.
O projeto, em novembro de 2002, foi premiado no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, com Menção Honrosa. “Nós inscrevemos o trabalho e ele foi apresentado na forma de pôster, em Ribeirão Preto. E entre mais de três mil candidatos, nós ficamos entre os trinta premiados”, conta a estudante. Outras aná-lises de rim, coração e artérias estão sendo concluídas para que um artigo científico seja publicado.
Neste ano, teve início um segundo projeto, já aprovado pela universidade, e a estudante Lidiane foi aprovada pela Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) como aluna de iniciação científica, recebendo, por isso, uma bolsa de incentivo à pesquisa. Na fase atual, a ração especial está sendo dada a ratas gestantes. Dividido em duas etapas, o novo projeto terá duração de dois anos, com término previsto para o final de 2004.

Alimentos Permitidos em Qualquer Quantidade na Dieta do Carboidrato:

Carne de Porco, Carne de Aves, Carne de Vaca, Peixe, Nata, Presunto & Presunto Cozido, Bacon, Lingüiça de Porco, Salaminho, Cópa, Ovos, Queijos (somente os queijos industrializados – queijo fresco e mineiro não pode comer).

Verduras e Legumes:

Repolho, Alface, Tomate, Vagem, Couve-Flor, Brócolis, Pimenta, Cebola, Pepino, Abobrinha, Quiabo, Nabo, Rabanete, Acelga, Jiló, Salsa, Chicória, Escarola, Palmito, Berinjela, Azeitonas, Pimentão, Espinafre, Couve, Agrião, Rúcula e Tomate (máximo 3 por dia).

Sobremesa que pode a vontade:

Gelatina Diet (Adocyl, Doce Menor e Sucryl), pois não tem carboidratos.

Frutas Permitidas, após 15 dias:

Depois de 15 dias de dieta você pode acrescentar frutas…
- Melão, Melancia, Abacate, Manga, Mamão e Limão.
· relação de algumas frutas com menos de 10% do peso em carboidrato – (atenção a quantidade.. sempre com moderação!!)
Abacate[5,63%], abacaxi (polpa) [5,80%], abricó do Pará [3,92%], abiu [9,90%], caju (polpa) [8,40%], caju (suco) [10,00%], carambola [3,40%], castanha do Pará [7,00%], coco (leite) [7,00%], figo da índia [5,02%], goiaba [7,98%], groselha preta [7,30%], groselha vermelha [5,75%], jaca(polpa) [10,00%], limão [8,50%], maracujá [9,60%], melancia [6,90%], melão [6,35%], morango [7,40%], pêssego [9,40%], .
Na 2ª quinzena pode acrescentar:
- 2 Colheres de Creme de Leite;
- 2 Colheres de Requeijão;
- 2 Polenguinhos;
- Chocolate Adocyl Premium;
- Sorvete Kibon Light (Morango e Flocos)
- 4 Quibes Diet
- Pão Diet
- Suco de Limão (com adoçante) .

Bebidas Permitidas

Bebidas permitidas em qualquer quantidade ou com uso de adoçantes, que não contenha Sorbitol:
Chá, Chá-Mate, Chá Clight (Macã), Chá de Ervas com adoçante, Refrigerante Dietético (Coca Light, Pepsi Light, Guaraná Diet), Café (com adoçante), Água Tônica Diet.
Obs.: O Chá-Mate pode ser batido no liquidificador com gelo e limão (só não use limão rosa) (após 15 dias de dieta).

Lista de Alimentos Que Pode Comer

- Abobrinha verde - Acelga - Agrião - Água com gás - Água Natural - Água Tônica Diet - Alface - Aspargos - Atum - Aves - Azeite - Azeitona com tempero - Bacalhau - Bacon - Berinjela - Brócolis - Café - Camarão - Caranguejo - Carne em geral - Caviar - Cebola como tempero - Cenoura (1 por dia) - Chá (cidreira, mate,etc…) - Chicória - Chuchu - Club-Soda - Coca Light - Cogumelo - Couve - Couve-flor - Espinafre - Frango - Gelatina Diet (Doce-Menor, Açucryl, Adocyl, só) - Geléia Diet de morango (Adocyl e Doce-Menor) - Gin - Guaraná diet - Jiló - Lagosta - Limão - Lingüiça - Manteiga - Margarina - Mexilhões - Nabo - Omelete - Ostra - Ovos (fritos, cozidos, mexidos) - Ovos cozidos - Peixe - Pepino - Pepsi Light - Pimenta - Pimentão - Presunto - Queijos (só industrializados) - Quiabo - Rabanete - Repolho - Sal - Salada verde - Salaminho - Salpicão (maionese caseira, salada, pimentão), - Salsa - Sashimi - Soda Diet - Sopa de legumes - Suco Clight (Maçã verde, TEA Maça) - Sukiaki sem macarrão - Tomate (até 3 por dia) - Trident - Vagem.
Observações:
Depois de 15 dias acrescente uma fruta, de preferência as que contenham pouco carboidrato , mas que tenha muita caloria. O leite não pode, mas o queijo sim, porque só tem gordura. Lembre-se: não passe fome, pois quando o CETÔNICO começar a agir, não sentirá mais fome.

Alimentos Proibidos – Contém Carboidratos

Alimentos proibidos em qualquer quantidade:
Açucares, Arroz, Feijão, Bolachas, Farinhas e Derivados, Mandioca, Achocolatados (Nescau, Toddy, etc…), Sagu, Batatas, Apresuntados, Beterrabas, Ervilhas, Quibe, Queijo (Fresco e Mineiro – Somente os Industrializados), Milho-Verde, Maizena, Macarrão (massas em geral), Coxinhas, Batata Doce, Frutas, Conservas, Bolos e Tortas.
E todo o alimento que contenha carboidratos em sua composição.

Bebidas Proibidas

Leite, Iogurte, Whisky, Achocolatados (Toddynho, Nescau, etc…), Refrigerantes (Coca-Cola, Fanta & Fanta Diet, Guaraná, Sprite & Sprite Diet, etc…), Vinho, Água de Coco, Água Tônica, Sucos em Caixinha e Caseiros (Laranja, Limão, Pêssego, etc…)
Observação Importante: - Adoçantes com Frutose e Lactose não podem ser consumidos.

Lista de Alimentos Que “Não” Pode Comer

- Abóbora - Açúcar - Adoçantes com Frutose - Adoçantes com Lactose - Água Tônica - Almôndegas - Amendoim - Amidos - Arroz - Balas - Balas diet - Banana - Batata - Beterraba - Biscoito - Bolachas - Bolos - Caju - Cará - Carboidratos - Catchup - Catupiry - Cereais - Chiclets - Doces - Ervilhas - Fanta Diet - Farinha - Feijão - Figos - Frutas - Frutas Secas - Gelatina (Oatker Diet) - Gelatinas (Royal Diet) - Geléia - Leite - Leite Desnatado - Macarrão - Mandioca - Massas em Geral - Mel - Milho - Mortadela - Panquecas - Pão - Passas - Petiscos - Pomarola - Pomodoro - Queijo Fresco e Mineiro - Salsarette - Salsicha - Seven’up Diet - Soja - Sorvetes - Sprite Diet - Suco de Frutas - Tâmaras - Trigo - Yogurt .

Alimentos Proibidos de Comer (Contém Carboidratos):

CEREAIS: arroz, trigo, milho etc.
LEGUMES: feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim(torrado),
FRUTAS: (algumas – com mais de 20% de carboidrato ), banana, uva, figo(seco), ameixa, caqui, castanha, coco(polpa), jaca(semente), marmelo, nêspera, tâmara, amêndoa, tamarindo,
TUBÉRCULOS: batatinha, batata-doce, batata salsa, mandioca,
AÇÚCARES: sacarose (açúcar de cana ou beterraba), glicose (açúcar de uva), lactose (açúcar de leite), maltose (açúcar de malte), frutose ou levulose (açúcar de frutas).
OUTROS: Leite, bolacha, farinha e seus derivados, mel, melado, geléia real, cerveja, lêvedo de cerveja, apresuntado, cenoura, beterraba, maisena, macarrão, doce, iogurte, pudim, tudo que contenha açúcar e frutas, achocolatados (Nescau, Toddy, etc.). Evitar enlatados por causa dos conservantes, salsicha , conservas, sagu, coxinha, torta, etc.

Outras Considerações

1 - O tempo limite da dieta é 30 dias, são duas quinzenas com espaço de 3 dias entre elas. Você poderá continua-la posteriormente mas é recomendável para a maioria das pessoas que dê um espaço de tempo de uma semana.
2 - Alimente-se constantemente, sempre que sentir fome e tome bastante líquido.
3 - Algumas pessoas durante as primeiras semanas poderão sentir algum tipo de fraqueza.
4 - Coma bastante verduras, carnes, peixes, etc…
5 - Em hipótese nenhuma deixe de se alimentar, seu corpo necessitará de calorias, por isso pode comer à vontade para suprir a falta de carboidrato.
:: “SUGESTÃO” - CARDÁPIO SEMANAL ::
SUGESTÕES:
Opções para o CAFÉ DA MANHÃ:
- Ovos Mexidos, Ovos com Bacon ou Ovos Cozidos
- Omelete Simples ou com Queijo e Presunto
- Chá Gelado
- Café ou Chá Mate
- Suco Clight ou Chá Clight
- Pão Diet (após 15 dias)
- Margarina ou Manteiga
- Presunto
- Queijo
- Salaminho .
Opções para o ALMOÇO:
- Salada em Geral
- Salpicão (Maionese caseira*, salada, pimentão, frango, ovos cozidos, cenoura, chuchu, vagem e tomate)
- Carne de Vaca, Porco, Frango (caso haja molho, somente com tomates caseiros)
- Peixe, Camarão, Atum, Lagosta, Caranguejo ou Mexilhões
- Lingüiça
- Ovos Mexidos, Ovos com Bacon ou Ovos Cozidos
- Omelete Simples ou com Queijo e Presunto
- Refrigerante Diet ou Suco Clight .
*não aconselho o consumo de maionese caseira (feita com gema de ovo) no verão pelo risco da bactéria salmonella)
Opções para a SOBREMESA:
- Gelatina Diet
- Geléia Diet de Morango (Adocyl e Doce-Menor) .
Opções para o LANCHE DA TARDE:
- Chá Gelado ou Quente/Café
- Queijo
- Salame
- Presunto.
Opções para o JANTAR:
- Alimentos “leves” .